Odiar falar ao telefone... é normal


Uma coisa com que sempre me senti constrangida foi com telefones. Não. Não me sinto nada à-vontade. De todo. Sempre que o telefone toca, o meu coração dispara, como num tiroteio de filme de ação, com pavor de que seja alguma má notícia.
Cada vez que tenho de pegar num telefone (para atender ou ligar a alguém), sou mordida pelo bichinho da ansiedade e pela pergunta (totalmente retórica - e estranha, para alguns): “Será que as pessoas não entendem que os telefones foram inventados para emergências e que existe algo chamado ‘Mensagens’?”
E não, não me refiro a mensagens de voz, no Voice Mail (é das coisas mais assustadoras que existem. Ficamos a pensar: “deve ter morrido alguém, para ser urgente a ponto de deixarem uma mensagem de voz!”). Refiro-me a mensagens de texto, seja SMS, seja no Facebook, seja por e-mail.


Porquê tanto desconforto? 
Este texto (retirado do El País) faz uma lista de quatro outros pontos desagradáveis de falar ao telefone: https://www.noticiasaominuto.com/li...
Eu - além de concordar com tudo -, tinha feito a minha própria lista de quatro (que não é muito diferente):
1. Não há como voltar atrás e reler o que foi escrito;
2. Pode interromper-nos ou à pessoa a quem ligamos ou roubar-nos tempo precioso. Por escrito, podermos falar com calma ou responder apenas quando temos disponibilidade;
3. É constrangedor, quando ligamos a alguém e a pessoa não percebe quem somos ou (pior ainda!) quando nos confunde com outra pessoa;
4. É mais constrangedor ainda quando ligamos para o número errado;

As alegações dos fãs de telefonemas... 
Há quem alegue que não pode estar com a pessoa cara a cara, por isso, telefona. A minha resposta? Escreva. 
Há quem alegue que, por escrito, não se sabe o tom que a pessoa quer dar à frase. A minha resposta? Use onomatopeias ou emoticons, que foram inventados justamente para isso. 
Há quem alegue que não gosta de escrever. A minha resposta? É pena, também não gosto de falar ao telefone. 
Há quem alegue que não se expressa bem por escrito. A minha resposta? Lamento, eu não me expresso bem oralmente, muito menos ao telefone. 
Há quem alegue que demoramos mais a esrever do que a falar. A minha resposta? É mais um motivo para eu preferir a escrita. Temos mais tempo para pensar no que vamos dizer e menos possibilidade de dizer algum disparate.  
Não gostar de falar ao telefone é comum...
Estes “memes” e links que (acidentalmente) acontrei na internet fez com que eu percebesse que é normal não gostar de falar ao telefone. O telefonema perde pontos para o “cara-a-cara”, pois não se vê a expressão corporal, e perde para o “escrito”, pois não podemos corrigir erros nem guardar a conversa, para o caso de ser necessário recordá-la (e porque podemos escrever a qualquer hora, quando temos tempo e disponibilidade).  
O mais difícil, nisto tudo, é conseguir que nos entendam e respeitam... Pensam que somos doidos ou que não gostamos deles (ai, canseira... Assim é que não gosto mesmo!) ou que não temos interesse em falar (não, com pessoas intolerantes, não tenho o menor interesse em falar, obrigada) ◔_◔ 😵
O mais fácil é perceber que não somos tão poucos "telefonofóbicos" assim 😜

Comentários

  1. Brilhante!!! Leste o meu pensamento! Finalmente não me sinto sozinha.

    ResponderEliminar
  2. Quando era mais nova também não gostava nada de falar por chamada, agora já não me faz muita confusão (mas ainda faz alguma) xD
    Beijinhos ^^

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares