Comparação "Sassaricando" X "Haja Coração"

No seguimento do post anterior (ver aqui), agora, que a novela "Haja Coração" já estreou no Brasil (para quem não sabe, é uma releitura do mega-sucesso "Sassaricando", que parou Portugal, nos anos 80, e também foi um grande êxito no seu país de origem), já posso dar uma opinião mais fundamentada (haja internet, para poder ver a novela).
Primeiro que tudo, é estranho que, não sendo remake e sim releitura, tenham tantas cenas praticamente iguais:
- Leonora no restaurando, tentando ser reconhecida, após um trabalho que considera degradante lhe ser proposto pelo seu agente/amante;
- Quase todas as cenas de Rebeca, Penélope e Leonora no SPA (inclusive o acidente de carro, em que se conhecem);
- Tancinha querendo cortar o vestido de casamento;
- Tancinha e Beto presos no elevador;

Por outro lado, outras coisas (e personagens) são completamente diferentes. Começando pelos nomes:
Aldonza Gutierrez Di Pádua é, agora, Francesca Rigoni Di Marino; Guel é Giovanni; Isabel é Carmela; Brigitte é Bruna; Ricardo Di Pádua é Guido Di Marino; Aprígio é Agilson; Tadeu é Henrique;
Tancinha e Beto - Perderam a graça especial que os originais tinham, por ela ser alta ("perulona", como lhe chamava Penélope) e ele baixinho (o "chiquitito", como lhe chamava Aldonza). No entanto, continuam engraçados e muito mais "shippáveis" (passíveis de se torcer por eles) do que Tancinha e Apolo.
Fedora - Mais uma vez, a graça física foi pelos ares. O que é Fefê sem a maldade e a fealdade? A Fedora de "Haja Coração" é apenas mimada e egocêntrica, mas não é má e muito menos feia. Engraçada, sim, mas nada como a Fefê de "Sassaricando".
Juana - Foi completamente eliminada, sendo substituída por outra personagem, de outra novela: a Shirley de "Torre de Babel" (duvido que vire modelo, como a Juana);
Brigitte - Deixou de se chamar Brigitte e é, agora, Bruna. Já não é secretária, de dia, e stripper, de noite, mas sim advogada;
Leonora - Já não é uma atriz fracassada, mas sim uma ex-concorrente do "Big Brother". Fora isso, não mudou muito, até agora, mas não creio que se envolva com o Apolo e muito menos com o Giovanni, como em "Sassaricando". Continua engraçadíssima, mas deve ser complicado para uma atriz com tão pouca prática como a Ellen Rocche ficar com um papel que foi da grandiosa Irene Ravache, uma das maiores atrizes do Brasil. No entanto, esquecendo "Sassarcando", ela está perfeita no papel.
Penélope - Também não mudou muito, mas, agora, além de Beto, tem uma filha, Tamara, que irá envolver-se com o Apolo (em vez da Leonora, será?). Aguardemos o desenvolvimento.
Camila - Deixou de ser aquela fotógrafa alegre, independente e divertida, para ser uma menina fofa, que apenas o é desde que perdeu a memória, já que, antes, era malvada.
Guel - O nome mudou. Agora é Giovanni. Era um malandro engraçado e aventureiro. Agora, é apenas um jovem romântico e batalhador". Perdeu a graça toda, para mim. O par com a Camila, tão engraçado em "Sassaricando" (embora não houvesse amor de verdade, pois ela era independente demais para se prender - tanto que terminou a novela sozinha), é, em "Haja Coração", apenas mais um típico casalzinho de "mocinhos de novela". (Estragaram o "meu" Guel! :'( Snif!)
Aldonza - Agora é Francesca e já não é espanhola, mas sim italiana. De alegre e cheia de vida passou a triste e amargurada (estranho, tendo em conta que é interpretada pela Marisa Orth, a inesquecível Magda do "Sai de Baixo");
Adônis - Agora, é um cavalo arrogante e insuportável... e mais: agora, é ele e não o Giovanni quem finge que estuda na faculdade;
A dupla de irmãs da Teodora, Lucrécia e Fabíola - Pura e simplesmente, a Fabíola deixou de existir. Só existe a Lucrécia, o que significa que não veremos as hilariantes discussões de "Sassaricando", em que as duas se apelidavam de "jararaca" e "cascavel".

Sim, é outra história, outra novela (e até engraçada), mas fez com que o saudosismo apertasse e a vontade de rever "Sassaricando" se tornasse gigante (infelizmente, não está completa no YouTube, faltam meses inteiros de novela).

Comentários

Mensagens populares