Confissões sobre o Euro 2016

 
Confesso que não sou e nunca fui fã de futebol (apesar de nutrir um óbvio carinho pela seleção nacional e por um determinado clube de cores verde e branca, pouco habituado a grandes vitórias). Confesso que nunca entendi o fanatismo em torno daquilo que é (ou deveria ser) apenas um desporto, uma competição saudável. Confesso que jamais entenderei porque, por futebol, se perdem amizades, se mata e se morre. Confesso, também, que nunca gostei de desportos coletivos em geral. Confesso ainda que não sou a mais nacionalista das criaturas. Sou portuguesa e pronto.
No entanto, confesso, igualmente, que, de vez em quando, existem torneios que mexem comigo. Foi o caso do mundial (Copa do Mundo) de 1994, em que torci afincadamente pelo Brasil, minha segunda pátria. Tinha acabado de chegar do Rio de Janeiro, onde os preparativos fervorosos para a "Copa do Mundo" contagiavam toda a gente. Lembro-me de ter ficado durante semanas a fio com a música que eles criaram na cabeça: "Eu vou, eu vou / Vou do jeito que eu sei / De gol em gol / Com direito a replay / Eu sei que vou / Com o coração batendo a mil / É taça na raça, Brasil".

Em 2004, novamente, um torneio de futebol ao qual me foi impossível ficar indiferente: era em Portugal e, graças ao grande selecionador Luiz Felipe Scolari (ironicamente, brasileiro), surgiu uma torcida pela seleção portuguesa como nunca se tinha visto. Por todo o lado, viam-se bandeiras de Portugal na janela, em cachecóis, até em roupa! Nunca, até então, tinha acontecido algo parecido. Vibrei até ao fim, principalmente com o guarda-redes Ricardo, aquele que marcava penalties e defendia sem luvas... Portugal perdeu, fiquei triste, mas não entendi porque o assunto continuou a render, nos dias que se seguiram. Tínhamos perdido? Ok, paciência. Para quê continuar a pensar em algo triste?

Desta vez, com o Euro 2016, confesso que não vibrei. Vivi-o com a mesma indiferença com a qual vivo qualquer torneio. O único jogo que me captou a atenção foi, justamente, a final. Mesmo nunca acreditando numa vitória, era Portugal na final. Deixei a televisão ligada no jogo, enquanto fazia um trabalho, que ficara pendente durante o fim-de-semana.

Aos poucos, confesso, fui-me sentindo incomodada: Cristiano Ronaldo acabara de ser lesionado e sair do campo, em lágrimas. "Já fomos", pensei, encolhendo os ombros, conformada... No entanto, estranhamente, foi o que me despertou mais a atenção. Ao mesmo tempo, também a própria seleção pareceu galvanizada, dando tudo por tudo, em nome do seu capitão e como forma de resposta a todos os risos, ataques e humilhações que haviam sofrido por parte da França:
- Jornais a insultar a seleção portuguesa;
- Queimam a bandeira de Portugal;
- Lesionam o Cristiano Ronaldo;
- Assobiam quando pensam que o CR continua a jogar;
O "ataque" a CR7 parecia ser propositado, tanto mais que não foi marcada falta e, pouco depois, Ricardo Quaresma esteve prestes a ser igualmente lesionado. A vontade de fazer com que os adversários engolissem o que tinham dito e feito tomou conta de mim... e penso que também da seleção.

Do banco, Ronaldo levou a peito a sua condição de capitão e deu dicas e força aos companheiros, de forma incansável, ainda que coxeando, sobre um joelho lesionado. No intervalo do prolongamento, incentivou os colegas e disse a Éder: "Vai lá e marca, sei que és tu quem vai marcar".
E assim foi. Éder, o discreto Éder, por quem poucos davam alguma coisa, marcou e elevou Portugal a Campeão Europeu e tornou-se no grande herói. Irónico, não é? Mas Éder foi o símbolo da própria seleção portuguesa, em quem poucos acreditavam, mas acabou por vencer.
Continuo sem perceber a obcessão por futebol. No entanto, hoje, estou feliz porque ela existe. Não só porque Portugal venceu, mas pela forma como venceu, sob a forma de bofetada de luva branca a todos os franceses que tanto o criticaram, troçaram e atacaram.
A equipa tida como fraca, o jogador tido como fraco, o craque forte que foi retirado do campo, em sofrimento... Foram os heróis, contra todas as probabilidades.
Está na Bíblia: "Portanto, todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado". Foi o que aconteceu.
Foi um fim-de-semana em cheio para o desporto português: nos europeus de atletismo de Amsterdão, o ouro e o bronze foram atribuídos às portuguesas Sara Moreira e Jéssica Augusto, ao passo que Patrícia Mamona conquistou a medalha de ouro no triplo salto, no Campeonato Europeu de Atletismo. Também Rui Costa foi segundo lugar na 9ª etapa da Volta à França.

Parabéns a todos... e obrigada pelos sorrisos dados ao povo português, que bem tem precisado. Como sempre, Portugal tarda (e muito!), mas não falha.

Confesso que nunca esperei... Mas também confesso que estou feliz.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares