"Sassaricando" e "Haja Coração"... ou A minha aversão a remakes
Apenas quatro telenovelas pararam Portugal. Uma delas foi a delirante comédia "Sassaricando". As outras foram "Gabriela" (a primeira a ser exibida por aqui, cerca de dois anos antes de eu nascer), "Roque Santeiro" e "Tieta" (estas duas últimas, para mim, as melhores novelas de sempre). Tirando "Gabriela" (que, como referi, ainda não tinha nascido aquando da sua exibição), todas elas marcaram profundamente o público português... e eu, criança - e adolescente - viciada em novelas brasileiras, não fui excepção. Sei, até hoje, cenas de cor!
O sucesso de "Sassaricando" foi de tal forma retumbante que até o grupo musical pré-adolescente Ministars (formado por membros do Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras - hoje em dia, tenho a honra de fazer parte da composição adulta desse mesmo coro) cantava uma versão da música da novela:
Nas escolas (estive em duas, durante a novela, pois terminei o ensino primário e passei para o preparatório), a cada aluno de cada turma era atribuído uma personagem da novela e brincávamos, nos intervalos, interpretando as personagens. Eu, em ambas as escolas, era a Leonora Lammar (personagem magistralmente interpretada pela fabulosa atriz Irene Ravache). Na primeira escola, por opção própria, já que me apaixonei pela personagem. Na segunda escola, onde já havia uma "candidata" a Leonora, por votação, já que, além de eu adorar a personagem, sonhava ser atriz (Leonora era uma atriz fracassada) e, segundo os outros alunos, era realmente parecida fisicamente com a Irene Ravache (acho que era por causa do nariz! risos).
É claro que eu sonhava com aquele casal. Era aquilo que, hoje em dia, se chama "shipper" de Leonora e Guel (expressão vinda do Inglês "to ship", gíria que significa "apoiar um casal fictício").
Detesto remakes, pois as comparações são inevitáveis... Mas uma releitura é pior ainda; significa mudar tudo... Neste caso, a Tancinha não será uma matulona, mas sim a doce Mariana Ximenes, protagonista de "Chocolate Com Pimenta" (uma das poucas novelas brasileiras que conquistaram Portugal, no século XXI). Talentosíssima, mas em nada lembra a Tancinha de Claudia Raia (sem contar que se perdeu o fator engraçado da diferença de alturas entre Tancinha e Beto, que tanto chocava Penélope). A Leonora Lammar já não será uma artista fracassada na casa dos quarenta, mas sim uma ex-concorrente do "Big Brother", jovem e sensualíssima. O Guel nem se chamará Guel e sim Giovanni... Sim, porque a família não será ítalo-espanhola, como em "Sassaricando", mas sim apenas italiana e todos os nomes mudaram! Quanto à icónica Tecelagem Abdalla, de que Aparício é presidente, transformou-se no centro cultural e gastronômico Grand Bazzar. Ah, e duvido muito que haja Leonora e Guel (pobre coração de "shipper" rsrs)
Para quem tiver curiosidade, aqui fica o clip de apresentação de "Haja Coração", a "releitura" de "Sassaricando": http://gshow.globo.com/tv/noticia/2016/05/haja-coracao-assista-ao-clipe-com-cenas-ineditas-da-nova-novela-das-7.html
Eu não perdia um episódio de Sassaricando, adorava! :)
ResponderEliminarBem-vinda ao clube :)
EliminarAcho que Portugal inteiro via a novela :)
Beijinhos
Amei ! Até porque reavivaste-me cá umas memórias, todavia, vou confessar-te algo: Roque Santeiro foi a minha telenovela da infância (sei de cor e salteado estória & banda-sonora), a seguir " Tieta " , cuja estória e banda-sonora também sei de cor. São as minhas produções icônicas da Globo da minha infância mas AMEI o teu POST , inspiraste-me para alargar horizontes !
ResponderEliminarNão te lembras do "Sassaricando"? Bem, tinha um elenco brutal, quase só grande atores (tirando o Alexandre Frota - coitado, nunca foi grande coisa como ator e, ao que parece, nem como pessoa - e pouco mais).
EliminarA "Tieta" também sei de cor a novela e a banda sonora. Do "Roque Santeiro", sei algumas cenas... e a banda sonora também.
Grandes novelas.